No dia 7 de novembro, realizou-se uma visita de estudo ao Alto Tâmega com os alunos do 10º, 11º e 12º anos dos cursos científico-humanísticos e dos cursos profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde e de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Em Chaves visitou-se o Aquanatur Palace, Museu das Termas Romanas, as Termas e a Pedra Bolideira. Em Vidago, a visita foi breve.

O Aquanatur Palace que funciona no antigo Cineteatro de Chaves convida à experienciação da água, à descoberta da ciência da água, a percorrer a história de Chaves e a história das suas termas. Neste espaço foi possível sentir os diferentes odores das águas termais, calcular o peso de água no corpo de cada um dos participantes e assistir a uma experiência imersiva a 360º.

O Museu das Termas Romanas mostra a importância que as nascentes de água termal tiveram para que os romanos se instalassem nesta localidade. Na tentativa de construção de um parque de estacionamento subterrâneo descobriu-se este maravilhoso património.

As águas termais flavienses, utilizadas nas Termas de Chaves por profissionais de saúde qualificados, excelentes equipamentos e programas terapêuticos personalizados, permitem alcançar um estado mais saudável ou apenas esquecer a rotina e usufruir de momentos de puro relaxamento. As piscinas exteriores são simplesmente deslumbrantes!

A Pedra Bolideira, localizada na aldeia da Bolideira, é um maciço granítico com algumas toneladas que balança com um pequeno toque. Infelizmente, os participantes desta visita não conseguiram observar este fenómeno pois não foi possível identificar o ponto certo para que o bloco granítico se mexesse!

Esta visita foi mais um momento de enriquecimento científico, cultural e de formação pessoal e social dos alunos.

Professora Ana Santos e alunos da turma 11ºA