Documentos Orientadores

Projeto Educativo (PEE)

 

O Projeto Educativo de Escola (PEE), documento orientador da Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (ESSPC), tem, como pressuposição, que o seu principal referencial da ação são os alunos e que essa ação depende principalmente da capacidade de mobilização e de envolvimento dos recursos humanos em exercício na ESSPC, bem como da participação das famílias dos alunos, e de todos os outros elementos que constituem a sua comunidade educativa.

 Projeto Educativo de Escola 2022/2025

 


  Anexo 1 – Parcerias e Protocolos

  Anexo 2 – Oferta Formativa Educativa

  Anexo 3 – Avaliação das Aprendizagens

  Anexo 4 – Estratégia Cidadania

  Anexo 5 – PADDE

  Anexo 6 – EQAVET

Plano Anual de Atividades (PAA)

A ESSPC desenvolve, ao longo do ano letivo, um conjunto de projetos, que contribuem, decisivamente, para a prossecução do seu Projeto Educativo. Sendo cada um desses projetos constituído por diversas atividades, optou-se por, no sentido de tornar o documento do PAA de mais fácil leitura, referir, neste documento global, o projeto em si, os seus objetivos, intervenientes e o acumulado de custos para depois, mensalmente, explicitar cada uma das atividades que, obviamente terão como área de ação e objetivos os mesmos dos respetivos projetos.

 


Regulamento Interno (RI)

O Regulamento Interno da ESSPC pretende ser a referência normativa para toda a comunidade escolar, tendo por base o quadro legal vigente, respeitando os valores, os princípios e os objetivos consagrados no seu Projeto Educativo de Escola e conjugando-se com o Plano Anual de Atividades, e completado com outras normas consideradas úteis e/ou necessárias.


  Anexo 1. Legislação de Referência

  Anexo 2. Organograma

  Anexo 3. Regimento do Conselho Geral

  Anexo 4. Regimento do Conselho Administrativo

  Anexo 5. Regimentos dos Departamentos Curriculares

  Anexo 7. Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)

  Anexo 8. Regimento dos Conselhos de Diretores de Turma

  Anexo 9. Estratégia de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento

  Anexo 10. Regulamento dos Cursos Profissionais

  Anexo 11. Regimento do Conselho de Diretores de Curso

  Anexo 12. Regimento da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI)

  Anexo 13. Regulamento da Ação Social Escolar (ASE)

  Anexo 14. Regimento do Centro Apoio Aprendizagem (CAA)

  Anexo 15. Regimento do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)

  Anexo 16. Regimento dos Serviços Psicologia e Orientação (SPO)

  Anexo 17. Regimento Biblioteca Escolar (BE)

  Anexo 18. Plano do Clube do Desporto Escolar (PCDE)

  Anexo 19. Regimento Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES)

  Anexo 20. Regimento de Educação Física e Gestão das Instalações Desportivas (EF-GID)

  Anexo 21. Regulamento de Cadastro e Inventário de Bens do Estado (CIBE)

  Anexo 22. Critérios de Distribuição de Serviço Letivo

  Anexo 23. Avaliação das Aprendizagens

  Anexo 24. Regulamento Disciplinar dos Alunos

  Anexo 25. Manual Avaliação de Desempenho Docente (ADD)

  Anexo 26. Regimento da Equipa de Autoavaliação


  Critérios de Organização dos Horários para 2023/2024

Projeto EQAVET

Somos Escola com “Selo de conformidade EQAVET”!

Na constante procura do cumprimento da sua missão – prestar um serviço público de qualidade à comunidade – a ESSPC desenvolveu o seu processo de certificação no âmbito do Quadro EQAVET – Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais. O Quadro EQAVET foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.

MAIS INFORMAÇÃO 👇


Planos de Ação
Relatórios Progresso
Relatórios Cursos Profissionais

 

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)

 

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola Secundária de S. Pedro da Cova


Informação detalhada (aqui).

Contrato de Autonomia

Contrato de Autonomia para o desenvolvimento do Projeto Educativo da Escola Secundária de S. Pedro da Cova


A Escola Secundária de S. Pedro da Cova (ESSPC) fica situada na freguesia com o mesmo nome, no Concelho de Gondomar, distrito do Porto, e iniciou as suas atividades no ano letivo de 1998/1999, tendo sido inaugurada em 3 de março de 2000. Esta escola surgiu para dar resposta à sobrelotação das escolas Secundárias do Concelho de Gondomar sentida em meados dos anos 90.

A sua localização privilegia o acolhimento dos alunos das freguesias de S. Pedro da Cova e Fânzeres. Se no início da sua atividade esse facto se verificou, atualmente, com a requalificação das outras escolas secundárias do concelho – Gondomar e Rio Tinto – o número de alunos tem diminuído. No presente ano letivo inscreveram-se 640 alunos: 297 no 3º ciclo; 334 no ensino Secundário e 9 no 2º ciclo (PIEF). 240 alunos são apoiados pela Ação Social Escolar (159- esc A/ 81 – esc.B). Os alunos que frequentam esta escola, desde o 7º ano e por vontade própria, fazem-no porque confiam na qualidade do ensino aqui prestado. Para um grande número, esta é a escola mais próxima da residência e mais acessível em termos de transportes. Para muitos outros, é a que os recebe depois de não terem lugar na frequentada no ano letivo anterior – porque não tiveram aproveitamento, porque eram indisciplinados e porque estavam em abandono ou com uma assiduidade muito irregular – mesmo contra a sua vontade ou dos encarregados de educação.

Esta escola encontra-se instalada num edifício de Tipo T30, de corpo único, com quatro pisos, servidos por ascensor, com espaço exterior ajardinado, em desnível. Apesar de contar com 15 anos de existência continua em boas condições e bem equipada. Possui pavilhão gimnodesportivo e sala de ginástica que servem também a restante comunidade educativa, sob aluguer ou por estabelecimento de parcerias.

 


 Informação detalhada (aqui). 

Relatórios de Autoavaliação

No sentido de melhorar a qualidade do ensino, impõe-se a autoavaliação das escolas. Este processo continua a não ser fácil, pois não existem modelos verdadeiramente ajustados às necessidades da instituição Escola. Para avaliar as diferentes estruturas, a equipa socorreu-se de experiências anteriores e procurou diversificar as metodologias de recolha de informação. Desenvolveu-se um trabalho de procura de evidências, pontos fortes e constrangimentos, de modo a avaliar todos os indicadores previstos. A questão fundamental do nosso trabalho é determinar de que forma a política educativa da nossa escola pode influenciar as aprendizagens dos nossos alunos e contribuir para que estas evoluem no sentido positivo. Espera-se que este processo de avaliação fomente a reflexão e o debate e que se traduza numa oportunidade de melhoria para a Escola. Todos temos que saber onde estamos e para onde queremos ir. É fundamental conhecermos a realidade da Escola e refletirmos sobre o trabalho que fazemos em conjunto.

 


  Ano letivo 2022/2023

  Ano letivo 2021/2022

  Ano letivo 2020/2021

  Ano letivo 2019/2020

  Ano letivo 2018/2019

  Ano letivo 2017/2018

 

Morada

Rua Eduardo Castro Gandra
4510-259 São Pedro da Cova - Gondomar

Telefone

224 630 137
Chamada para a rede fixa nacional