Testemunhos
Frequentei a Escola Secundária de S. Pedro da Cova entre 1998 e 2001, entre o 10.º e o 12.º ano, num período de que tenho muitas saudades. Fui muito feliz na nossa escola e fiz amigos que ainda conservo atualmente. Recordo aquele período como sendo de extremo companheirismo por parte dos colegas e amigos, assim como de muita solidariedade e ajuda dos Professores e dos Auxiliares, que eram sempre muito compreensivos, disponíveis e simpáticos connosco.
O período que passei na nossa Escola foi extremamente importante para a minha vida, aprendi muito e senti-me sempre encorajada por todas as pessoas a trabalhar e a lutar para alcançar o melhor possível para mim e para o meu futuro. Sei que devo muito do que consegui aos incentivos que recebi, assim como ao facto de os Professores terem dedicado o seu melhor para nos transmitirem conhecimento com qualidade.
A Escola Secundária de S. Pedro da Cova é um lugar especial para mim, feito por pessoas especiais que dedicam a sua vida ao ensino de forma altruísta e meritória. Não seria a mesma pessoa hoje se tivesse optado por outra escola. Disso tenho a certeza. Por isso, só posso recomendar aos novos alunos que aproveitem todos os dias que aí passarem, com a certeza de que sairão melhores pessoas.
O meu percurso na Escola Secundária de São Pedro da Cova se entrelaça com os seus primórdios há 25 anos. Como moradora desta freguesia, era natural para mim frequentar esta escola que me acompanhou desde o 7º ano até à minha partida para a faculdade. Parece que foi ontem que dei esse passo tão significativo, há 20 anos atrás. O tempo voou!
Apesar de ser uma adolescente bastante reservada, sempre recebi um apoio incondicional dos professores que me orientaram e motivaram para que me tornasse uma versão melhor de mim mesma. Graças a essa motivação, consegui concluir o ensino secundário no quadro de honra.
Posso afirmar que, apesar do estigma associado a São Pedro da Cova, ao longo da minha jornada na faculdade e além dela, sempre me orgulhei de ter frequentado a Escola Secundária de São Pedro da Cova. Hoje, sou uma empreendedora na área que me apaixona, especialmente dedicada ao apoio a crianças com necessidades especiais de desenvolvimento. Curiosamente, tenho duas colaboradoras (excecionais) que também frequentaram esta escola, embora muitos anos depois. Acredito que o sucesso que sinto hoje também está relacionado com a minha educação, tanto formal quanto informal, que passou indubitavelmente pelo meu percurso nesta escola. Conheço inúmeros casos de sucesso semelhantes ao meu provenientes desta instituição. Aliás, o meu grupo de amigos mais próximos permanece o mesmo desde aqueles tempos, o que evidencia a importância que a “escola da Serra” teve nas nossas vidas.
Para os alunos que atualmente frequentam a escola, deixo uma mensagem de esperança e encorajamento: acreditem que o melhor está sempre por vir. Ouçam atentamente o que vos é transmitido, pois pode não fazer sentido agora, mas ao longo da vida irá fazer. Inspirem-se nos casos de sucesso e lembrem-se de que a educação não se limita à sala de aula, mas também ocorre fora dela. É um dos pilares da vossa personalidade e pode levar-vos mais longe do que imaginam.
Sinto uma enorme gratidão e felicidade ao comemorar este marco de 25 anos, e é com imensa alegria que partilho estas memórias e reflexões convosco.
Carta a um professor…
Querida professora,
Espero que esteja tudo bem consigo e que este ano letivo esteja a correr bem. Escrevo-lhe com a maior das saudades. Felizmente comigo está tudo ótimo! Não podia estar melhor, aliás. Depois de andar um pouco desmotivada e desamparada no 1º ano da faculdade, sinto que finalmente encontrei o meu lugar. Relembro que estou no curso (que sempre quis, desde o 9ç ano): Ciências da Comunicação – Jornalismo. O primeiro contacto com o mundo da universidade não foi fácil, não. Senti muita falta do secundário, dos amigos, dos professores e até dos funcionários…Das coisas simples do dia-a-dia na “escola da Serra”. Hoje, sempre que me perguntam de onde é que vim, respondo orgulhosamente que vim da escola Secundária de São Pedro da Cova. As pessoas torcem o nariz…Porque nunca lá estiveram. Não viveram os fantásticos anos que eu vivi. Não conheceram a D. Teresinha, a D. Paula, os croissants mistos do bar…Não a conheceram a si. E eu tive esse grande privilégio! Foi lá que vivi uma fase muito bonita e risonha. Obrigado por ter feito parte dela! Se hoje sou quem sou, é graças a todas as pessoas que cruzaram o meu caminho. Excelentes amigos, professores e profissionais… Que, por mais que os anos passem, nunca me esquecerei. Neste momento estou muito feliz, na minha vida académica e pessoal também. O blog (http://www.bailerina-bird.com/) corres às mil maravilhas e vou para o meu 2º semestre do 2º ano. Agora mais estável e confiante das minhas capacidades. O mundo da faculdade pode ser assustador no inicio, mas, tal como o secundário, tem o seu encanto. Fiz novas amizades, conheci outros bons professores – apesar de a maior parte se estar a “marimbar” e nem o meu nome saber. É tudo muito bonito, mas professores comos os da serra sei que nunca vou encontrar! E se tudo corre bem, é graças ao meu empenho mas também às boas bases que convosco aprendi. A verdade é que, os anos passam, cruzamo-nos com milhares de pessoas durante a nossa vida… Mas algumas, embora ausentes, ficam sempre connosco. E a professora, por tudo o que fez por mim, conquistou um lugarzinho no meu coração. E penso nos professores muitas vezes, com um sorriso no rosto e cheia de saudades.
Um beijinho muito grande
Daniela Gandra
Junho 2015
Aqui cheguei logo no primeiro ano Escola e daqui saí, após cinco intensos e vibrantes anos, com afetos que perduram no tempo.
Às aprendizagens aqui adquiridas juntam-se muitas outras conquistas, a perceção de que a Escola foi um espaço privilegiado de participação e de construção do que sou hoje e do que projeto no futuro.
Na verdade, sinto que a Escola me acompanhou sempre e, em toda a parte, a defendi com o orgulho sincero de lhe pertencer.
Se é verdade que temos a memória que escolhemos, a Escola Secundária de São Pedro da Cova é parte integrante e ativa da minha.
As bodas de prata desta que é também a minha escola secundária coincidem com o assinalar dos 20 anos que entrei para a faculdade. A importância do estudo é uma das mensagens que gostaria de partilhar. O conhecimento eleva-nos enquanto seres humanos para reflexões que não se fazem sem ele, nas pequenas e grandes etapas da vida.
O nosso olhar sobre o Mundo que nos rodeia é moldado pelo conhecimento efetivo que temos sobre esta ou outra área.
Nestes tempos de fake-news, de informação super rápida, super excessiva, é preciso termos olhares críticos sobre o que vemos. Para tal, temos de estar bem informados, temos de ser melhores conhecedores. Temos de estudar. É uma frase feita, mas digo-vos que o melhor que podem fazer é mesmo sonhar em grande e lutar para conquistar aquelas que sejam as vossas metas profissionais. Os vossos professores certamente irão ajudar. Guardo as memórias dos “stôres” que tive com o maior dos carinhos. Tantas histórias. Fazia eu parte do 12.º4 A e a turma acabou quase toda com falta disciplinar por causa de um aceso debate sobre amantes na monarquia.
A outra mensagem é a da amizade. Tenho hoje um grupo de WahtsApp com 15 amigos com quem sigo na vida desde os tempos da “escola da serra”. Conheci-os aí, onde hoje são vocês quem se queixa de ter de estudar demasiado, de ter de ir à seca das aulas, de ter demasiados trabalhos de casa e projetos. Um dia, vão mesmo ter saudades desses bancos. É, acredito, uma das minhas maiores conquistas: guardar estes amigos, cujas vidas se cruzaram nesses corredores, no clube do ambiente, na equipa de andebol (será que ainda existem estes projetos) e que continuaram na minha vida.
Recordo com enorme alegria e saudade os 3 anos que vivi na Escola. Fui um dos alunos que teve o privilégio de estrear, há 25 anos pois está claro, esta que era uma Escola que dava os primeiros passos, com tudo o que de bom e ao mesmo tempo desafiante isso teve para todos. No meio de tudo o que se passou é com imenso carinho que guardo uma sensação de “casa”. Alunos, professores e funcionários, todos eles muitas vezes amigos que ficaram para uma vida ou caras que vamos vendo quando a sorte assim o permite.
Aos mais novos, nosso futuro, que por hoje calcorreiam os espaços de um sítio tão especial diria, como me disseram a mim, para acima de tudo não terem pressa. Sei que não me vão ligar nenhuma, como eu também não liguei, mas “o tempo [de facto] voa”. E para permitir que pelo menos levemos a alma cheia de boas sensações, não tenham pressa. Absorvam os momentos tão especiais que essa fase da vida cria e que ficam para sempre. Estudem, claro, divirtam-se (com juízo! e às vezes – poucas – sem) e criem ligações, relações, amizades, quem sabe amores, para uma vida. Tudo isso será essencial na pessoa que estão a criar e em que se vão tornar, apesar de, aos dias de hoje, tudo parecer assim meio estranho e longínquo. Acreditem neste vosso, agora já mais ou menos velho, colega de Escola.
Um abraço a todos os que passaram e acima de tudo aos que ainda hoje fazem parte desta nossa Escola. Parabéns e venham daí mais 25 anos!
Morada
Rua Eduardo Castro Gandra
4510-259 São Pedro da Cova - Gondomar
Telefone
224 630 137
Chamada para a rede fixa nacional