+351 224630137 esspcova@gmail.com

No dia 31 de março, alunos, encarregados de educação, pessoal docente e não docente assinalaram o Dia Nacional do Dador de Sangue (27 de março) com uma dádiva de sangue.

Pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Educar para a Saúde (PES), dinamizou esta colheita de sangue através da Associação de Dadores de Sangue de Gondomar.

No dia da colheita foram registados pelo IPST 38 inscrições e 29 dádivas. Muitas vidas poderão ser salvas com este gesto tão simples!

A equipa do PES sensibilizou todos aqueles que poderiam ser potenciais dadores para se inscreverem. Infelizmente, por razões várias nem todos os que querem o podem fazer!

Na página do IPST pode ler-se:

“A dádiva de sangue é um gesto solidário e altruísta que não tem contraindicações para um adulto saudável. Se tem entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva são os 60 anos), tem peso igual ou superior a 50 kg e tem hábitos de vida saudáveis, junte-se a esta família solidária”.

Saiba mais em www.ipst.pt ou para informação sobre os locais de colheita em www.dador.pt .

Muitos alunos que ainda não têm 18 anos passavam no local da colheita e lamentavam não poder dar o seu contributo. Por isso, esta ação pretendeu sensibilizar todos e mobilizar aqueles que estivessem em condições de fazer uma dádiva de sangue para contribuir para a imprescindível estabilidade das reservas.

Não há tempo a perder! Se podes ser dador, não percas a oportunidade de salvar vidas!

Equipa PES