6º Dia – “Commons”

Hoje tratamos de um conceito muito importante “Commons“, que significa “bens comuns”. Mas afinal o que são bens comuns?! Ora, tudo que não é propriedade privada, que pertence a todos, como por exemplo o ar e a água.

Se alguém polui a água de uma ribeira julgando ter esse direito, pois até passa na sua propriedade, deveria entender que aquele recurso não é seu, é de todos! Aqueles poluentes vão destruir aquele ecossistema e… provavelmente outros!

Se um país tem cotas para a pesca de determinada espécie, essa taxa de exploração deve ser cumprida, pois há sempre o risco da extinção de espécies importantes para o equilíbrio dos ecossistemas.

Se a taxa de CO2 libertada para a atmosfera por determinado país é muito elevada, é importante lembrar que as consequências vão ser globais e, muitas das vezes, os países que menos poluem são os que mais sofrem com as consequências!  

A Terra é um Planeta Único! Cuidemos dela!

A educação ambiental tem que estar enraizada no mais íntimo do nosso ser para que o amanhã possa existir!

Fizemos uma visita à comunidade local cujo propósito era tão somente o registo de sensações positivas e negativas do ambiente que nos rodeava. Após a visita, foi feita uma análise comparativa das caraterísticas ambientais desta localidade com as características dos locais onde vivem os formandos.