2º dia “Classroom Management Solutions…” – Berlim

O 2º dia começou com uma pequena visita a Berlim:

Memorial aos judeus mortos na Europa        Brandenburger Tor (portão de Brandenburger)

                 

Reichstag, local onde o German Bundestag (parlamento alemão) exerce as suas funções;

   

Ao longo da cidade podemos ver o local onde passava o mauer (muro) entre 1961 e 1989

Tränenpalast (Palácio das Lágrimas), situado na estação Berlin Friedrichstraße, que funcionou entre 1962 e 1989 como ponto de passagem de fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental;

    

e, por fim, a Museumsinsel (Ilha dos Museus).

Na segunda sessão do dia começamos por fazer uma experiência de “colaborative work” (trabalho colaborativo) usando a metodologia jigsaw: elaborar um flyer sobre Berlim, com os temas: história do muro e atrações, restaurantes e mercados de Berlim.

No final cada grupo apresentou o seu trabalho:

Depois desta atividade prática, realizamos um brainstorming sobre “colaborative work“, apontando como caracteristica importante a interdepêndencia positiva – “work and learn together” (trabalhar e aprender em conjunto) – e como exemplo de possibilidade de motivação do trabalho colaborativo para os alunos, premiar a nota de cada elemento do grupo, quando todos os elementos do grupo obtém uma nota no teste superior a determinado valor.

Para mim o dia terminou com a visita ao Reichstag Dome (cúpula do Reichstag), com uma fantástica vista de 360º sobre Berlim e, do topo, uma vista sobre o interior do parlamento onde se podem distinguir as cadeiras de cor azul.

   

3 Comments

  1. Carla Monteiro

    “work and learn together”, the affective and effective way to learn. Congratulations, dear co-workers, from Portugal (Secondary School of São Pedro da Cova, Gondomar) to Berlim.
    Loved the live 360º sighteeing over Berlim from Reichstag Dome, Ana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *