3ª e 4ª Sessão do Curso “A Satisfying School Experience: Strategies and Skills for Teachers”

Ontem, iniciamos a sessão com o tema “Bem-estar para professores: prevenção do Stress e do Burnout”.

As principais causas do Stress apontadas pelos elementos do grupo foram, particularmente, o excesso de “burocracia” na escola, os problemas comportamentais dos alunos, a gestão de conflitos entre pares e as dificuldades nas relações interpessoais entre docentes.

O Síndrome de Burnout é caracterizado pela exaustão emocional: cansaço, fadiga, perda de energia, perda de entusiasmo, depressão…

O Burnout é constituído por 4 fases: Entusiasmo idealista, Estagnação, Frustração e Apatia.

A prevenção é fundamental!

No plano da prevenção primária surgem como facilitadores os workshops, as discussões formais e informais, as atividades de grupo partilhadas…

No domínio da prevenção secundária, temos o mindfulness, as terapias alternativas (reflexologia, osteopatia, shiatsu…) e a terapêutica farmacológica, como último recurso.

Falou-se amplamente da necessidade de dedicarmos tempo efetivo a atividades que nos proporcionem prazer!!!

A frase do dia: “É uma escolha minha, o lado para onde olho!!!”

As temáticas desenvolvidas hoje foram a “Criatividade e diversão” e o “Poder do grupo: Colaboração e construção em grupo”.

Realizamos distintos jogos e centramo-nos no trabalho colaborativo. Destacou-se a comunicação positiva, a escuta e a motivação.

Aconselhamos, vivamente, a visualização do vídeo “The dot” de Peter H. Reynolds!!!

 

 

 

 

 

2 Comments

  1. Maria de Fátima Neves Fernandes

    Olá! Só agora comento a vossa experiência, devido ao facto de ter tido outras solicitações que me fizeram “olhar para outro lado”. Muito interessante essa frase que referiste.. De facto temos de fazer escolhas e escolher o lado para onde olhamos pode fazer toda a diferença, a vários níveis.
    Parece-me que a vossa formação foi muito interessante. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *