3.º Dia de Formação em Roma – 3.ª sessão

Ao terceiro dia de formação regressei ao Centro Coaster, onde decorrerão todas as restantes atividades formativas. A sessão começou ao início da tarde e prolongou-se até às 20:30 h.

De manhã aproveitei para colocar em ordem parte do trabalho em mãos, responder a e-mails e realizar os trabalhos propostos para casa na sessão anterior.

Estive, igualmente, a explorar cada uma das aplicações que anteriormente referi. Realmente é um universo de possibilidades que não tem fim. Constatei que não é possível a um único docente construir e programar atividades em número suficiente e de modo a potenciar as vantagens das aplicações. Todos estes processos levam o seu tempo de preparação mas que permitem a sua reutilização em diferentes ocasiões. Tudo se torna mais fácil quando vários professores colaboram entre si e planificam e constroem atividades, quer individualmente de modo a serem partilhadas por todos, quer colaborativamente de modo a poder rentabilizar estas aplicações.

Na sessão de hoje continuamos a contactar com outras aplicações mais dedicadas à utilização de vídeo como ferramenta educativa e ao digital storytelling – tão úteis quando se pretende adotar um sistema de blended learning ou de flipped classroom.

De facto, a aula tradicional em que o professor apenas é o transmissor do conhecimento tende a acabar e a utilização de muitas das potencialidades destas aplicações começa a ser bastante útil no ensino e na aprendizagem dos nossos alunos. Há que perder o receio de as utilizar e fazer delas uma mais-valia nas nossas aulas. E agora, com toda a envolvência da flexibilização curricular, mais sentido faz a sua utilização como mecanismo de promoção do sucesso educativo. Acredito vivamente no que escrevi e penso que a nossa escola tem potencialidade para inovar nesta área.

Assim, eis mais algumas aplicações que conheci e/ou que utilizei hoje:

edpuzzle; TEDed; playposit; mysimpleshow; screencast o’matic e adobespark.

 

Edpuzzle                 Big image

mysimpleshow – empowering explanation      logo    Resultado de imagem para adobe spark

Esta última, de fácil utilização, é uma boa alternativa às apresentações eletrónica em powerpoint, pois permite elaborar apresentações em forma de webpages. Mesmo a TEDed, baseado nas apresentações TEDtalk, é uma fácil possibilidade de explorar um vídeo com questionários em simultâneo a que os alunos podem responder.

Acabámos a sessão já quase Às 21:00 h, pelo que alguns de nós fomos janar a uma pizaria napolitana. Aproveitamos para nos conhecer melhor e conversar sobre as nossas atividades, projetos e países.

  

Amanhã teremos nova sessão cujo tema será “Blended Learning in practice“.

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *