3.º Dia de Formação em Roma – 3.ª sessão

Ao terceiro dia de formação regressei ao Centro Coaster, onde decorrerão todas as restantes atividades formativas. A sessão começou ao início da tarde e prolongou-se até às 20:30 h.

De manhã aproveitei para colocar em ordem parte do trabalho em mãos, responder a e-mails e realizar os trabalhos propostos para casa na sessão anterior.

Estive, igualmente, a explorar cada uma das aplicações que anteriormente referi. Realmente é um universo de possibilidades que não tem fim. Constatei que não é possível a um único docente construir e programar atividades em número suficiente e de modo a potenciar as vantagens das aplicações. Todos estes processos levam o seu tempo de preparação mas que permitem a sua reutilização em diferentes ocasiões. Tudo se torna mais fácil quando vários professores colaboram entre si e planificam e constroem atividades, quer individualmente de modo a serem partilhadas por todos, quer colaborativamente de modo a poder rentabilizar estas aplicações.

Na sessão de hoje continuamos a contactar com outras aplicações mais dedicadas à utilização de vídeo como ferramenta educativa e ao digital storytelling – tão úteis quando se pretende adotar um sistema de blended learning ou de flipped classroom.

De facto, a aula tradicional em que o professor apenas é o transmissor do conhecimento tende a acabar e a utilização de muitas das potencialidades destas aplicações começa a ser bastante útil no ensino e na aprendizagem dos nossos alunos. Há que perder o receio de as utilizar e fazer delas uma mais-valia nas nossas aulas. E agora, com toda a envolvência da flexibilização curricular, mais sentido faz a sua utilização como mecanismo de promoção do sucesso educativo. Acredito vivamente no que escrevi e penso que a nossa escola tem potencialidade para inovar nesta área.

Assim, eis mais algumas aplicações que conheci e/ou que utilizei hoje:

edpuzzle; TEDed; playposit; mysimpleshow; screencast o’matic e adobespark.

 

Edpuzzle                 Big image

mysimpleshow – empowering explanation      logo    Resultado de imagem para adobe spark

Esta última, de fácil utilização, é uma boa alternativa às apresentações eletrónica em powerpoint, pois permite elaborar apresentações em forma de webpages. Mesmo a TEDed, baseado nas apresentações TEDtalk, é uma fácil possibilidade de explorar um vídeo com questionários em simultâneo a que os alunos podem responder.

Acabámos a sessão já quase Às 21:00 h, pelo que alguns de nós fomos janar a uma pizaria napolitana. Aproveitamos para nos conhecer melhor e conversar sobre as nossas atividades, projetos e países.

  

Amanhã teremos nova sessão cujo tema será “Blended Learning in practice“.

5 Comments

  1. Maria de Fátima Neves Fernandes

    Olá!

    Só agora estou a ler as tuas experiências em Roma e quanto a estas aplicações estou um bocadinho como a Paula, estão a assustar-me. Concordo que temos de inovar para melhorar o que fazemos, mas confesso que não sou daquelas pessoas que logo adotam as “novidades” apenas porque são “novas”. Não sou muito das tecnologias; contudo, o teu entusiasmo faz quebrar algumas barreiras.

    1. Carlos Piedade

      Fátima,
      nestas coisas também não sou de fundamentalismos. Há muitas destas ferramentas que repetem procedimentos que já fazemos mas de uma forma mais “artesanal”. E com bons resultados.

      O curioso é que tudo se pode tornar mais fácil se os professores, também eles, trabalharem colaborativamente, tornando a utilização destas modernices mais facilitada e proveitosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *