1.º Dia da Formação em Roma – 2.ª sessão

A 2.ª sessão da formação em Roma decorreu no Centro COASTER, na Via Caio Mário, 14/B, no outro lado da cidade, próximo do apartamento que aluguei. O Centro COASTER é um local onde decorrem diferentes formações e no qual onde qualquer utilizador pode trabalhar com acesso à internet.

Sou o único português no grupo que é ainda formado por 1 espanhol, 2 sérvios, 4 turcos e 5 romenos. O formador é novamente o organizador do curso, Alessandro Gariano.

     

Nesta longa tarde de trabalho – que visa a utilização de ferramentas digitais na promoção de trabalho colaborativo entre alunos de modo a promover aprendizagens de forma mais inovadora e de acordo com as aptidões dos mesmos -, tomei contacto com diferentes ferramentas que podem ser utilizadas em Blended Learning e em Flipped Classroom.

Para que possa entender e explicar a que me estou a referir, fiz uma procura na internet sobre estas temáticas e encontrei alguns sítios com esquemas que ajudam a perceber estas metodologias. Eis um que encontrei sobre blended learning e cuja qualidade de imagem não é das piores:

e outro sobre flipped classroom:

 

Explorámos aplicações que ajudam a criar/organizar e disponibilizar um conjunto de recursos aos alunos como forma de lhes proporcionar um ambiente de aprendizagem individual e em grupo. Permitem igualmente ao professor preparar as suas aulas e as atividades a desenvolver. Eis alguns exemplos:

edmodo, tes teach, weschool, nearpod, bookcreator, educreations, padlet.

Resultado de imagem para edmodoResultado de imagem para tes teachResultado de imagem para weschool

Imagem relacionadaResultado de imagem para bookcreatorImagem relacionadaResultado de imagem para padlet

São de simples e intuitiva utilização e podem constituir ferramentas úteis ao trabalho dos professores proporcionando aos alunos ferramentas para estudo, para pesquisa e para desenvolvimento das suas competências.

Claro que agora é necessário começar a explorar, a dominar estas ferramentas e a construir e preparar atividades para aplicar nas nossas aulas.

 

 

 

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *