1.º Dia – LTT em Mugla, Turquia

Olá a tod@s.

Mais uma aventura está a começar na nossa escola!

A Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar vai à Turquia.

Iremos participar na 1.ª LTT – atividade de Learning, Teaching and Training – , do projeto Erasmus+ KA2 – Tradition – An educational bound between cultures.

Estarão igualmente presentes os representantes das escolas parceiras no projeto vindas de Galati, na Roménia, de Pozzallo, na Sicília, Itália e, claro, os nossos anfitriões turcos da cidade de Mugla.

O grupo representante da ESSPC é composto por 8 alunos dos 2.º e 3.º anos dos diferentes cursos profissionais:

Soraia Oliveira, Catarina Martins e Nuno Loureiro – do TDG3;

Tânia Martins – do TAGD2;

Paulo Sousa – doTGPSI3;

Daniela Bessa, Diana e João – do TAS3

acompanhados por 4 professores: Celeste Ramos (Inglês), Paula Marinho (Artes Visuais), Eugénia Vieira (História) e Carlos Piedade (Física e Química).

Depois de, nas duas primeiras semanas do ano letivo, termos começado com grande azáfama, tivemos um trabalho acrescido na preparação desta aventura. Foi necessário finalizar as atividades que já tinham sido iniciadas no ano letivo anterior, efetuar a preparação e o ensaio de duas danças do nosso folclore, terminar as pesquisas que foram efetuadas sobre os diversos jogos tradicionais que iremos levar e apresentar, efetuar uma apresentação eletrónica a ser utilizada no encontro, treinar a apresentação que os alunos farão, preparar todos os pormenores relacionados com as viagens e com as bagagens, etc. e acima de tudo, praticamos a comunicação em língua inglesa. Fizemos muitos ensaios, reuniões, simulações, (re)aprendemos a jogar ao pião e a outros jogos já pouco comuns, dançamos muito e acima de tudo, divertimo-nos e conhecemo-nos melhor.

A excitação de todos e a apreensão e nervosismo de alguns começou a ser mais notório à medida que a data de partida se aproximava.

Chegaremos à Turquia, mais concretamente à cidade de Bodrum, a cerca de 100 km do nosso destino, Mugla, no dia 29 de setembro e regressaremos no dia 8 de outubro.

Eis o que se passou no 1.º dia desta aventura:

Partimos logo cedo e com muito boa disposição.

  

Viajamos por Londres, onde ficamos cerca de 5 h. No aeroporto de Gatwick tivemos tempo de preparar a apresentação que faríamos na Turquia. Nas últimas anteriores andámos extremamente atarefados a preparar todas as atividades para levar para a Turquia, pelo que não houve muito tempo sobrante para os alunos poderem ensaiar a sua apresentação.

    

Após uma viagem cansativa e demorada de quase 15 horas, chegamos finalmente à Turquia.  Aterrámos já à noite em Bodrum e, até ao hotel ainda tivemos de tratar de alugar um minibus. Sendo uma conhecida estância turística, Bodrum lembra o nosso Algarve há 20 anos atrás. A diferença horária é de mais 2 h. Eis o aspeto do minibus…todos ficamos meio azulados

  

Aqui começou a nossa aventura pela terra de sultões. O grupo, apesar de ensonado, estava muito bem disposto e pronto para a descoberta.
Como já estávamos famintos, depois de instalados no hotel, rapidamente saímos para jantar. Facilmente encontramos poiso e, para nosso espanto, encontramos novos e surpreendentes sabores. A comida tradicional turca, apesar de mais condimentada que a nossa, tem uma infinidade de agradáveis  sabores. Vejam alguns exemplos da comida tradiccional turca, cujo nome nem vale a pena referir.

     

O merecido descanso rapidamente foi alcançado. O hotel, apesar de humilde, revelou-se bastante confortável.

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *