Mobilidade em Pozzallo, Sicília, Itália 06-15 outubro 2017 (8º dia)

Terminada a semana em Pozzallo reunimo-nos pela última vez no Spazio Cultura para as atividades finais deste encontro transnacional.

Os imigrantes africanos que acompanharam os estudantes inseridos no projeto, bem como participaram nas diversas atividades realizadas, fizeram os seus discursos de despedida ficando a opinião geral de que ambos criaram entre si laços de amizade, de compreensão e de solidariedade que permanecerão por longo tempo. Foi com satisfação que os ouvimos e que com eles partilhamos a semana.

Na exposição de fotografias que cada grupo selecionou e que ficará patente durante um mês no Spazio Cultura é  visível o companheirismo,  entre todos

   

Quando, passado uma semana, temos a sensação de dever cumprido, vemos os nossos estudantes e também os dos outros países, felizes por terem passado por esta experiência, emocionados com as novas amizades efetuadas, entusiasmados na comunicação com os outros, partilhando saberes, gostos, particularidades dos seus hábitos e culturas nacionais, e simultâneamente, melancólicos, tristes, e alguns mesmo chorosos, por terem de voltar aos seus países, por terem de se separar uns dos outros, confirmo o quanto são importantes as experiências vividas e possibilitadas pelos projetos Erasmus, no desenvolvimento e na educação dos jovens de hoje.

Houve ainda tempo para os discursos finais da Coordenadora italiana, Professora Teresa Renda, e da Coordenadora do Projeto, a Professora Celeste Ramos, da Coordenadora grega, Dimitra Aggelou, da Coordenadora búlgara, Rositsa Vassileva, e do representante belga, Thierry Delannoy e das habituais fotografias da despedida. Os estudantes, esses ainda estavam prontos para aproveitar a última tarde em Pozzallo, antes de partirmos para a viagem de regresso.

Ficam ainda aqui algumas imagens:

       

     

Um agradecimento especial à equipa italiana de professores – Teresa Renda, Marianna Cannizzaro, Roberto Puglisi e Filippo Aiello –   pela excelente forma como a todos nós recebeu, por terem sido incansáveis no apoio prestado, pela organização e diversidade das atividades desenvolvidas e pelo cumprimento do programa estabelecido. Um até breve…

 

1 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *