• image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image

Comunicado da Diretora

Caros Alunos e Encarregados de Educação:

No momento excecional que vivemos, a ESSPC definiu o seu Plano Estratégico de Ensino à Distância (PEE@D), sustentado num debate interno, reflexão, levantamento e definição dos meios tecnológicos, entre muitos outros fatores, e que se apresenta como uma proposta de implementação de um conjunto de ações que permitam desenvolver o processo de ensino-aprendizagem num contexto de Ensino à Distância (E@D).

O 3º período recomeça a 14 de abril, sem atividades presenciais, pelo que as aulas terão lugar em regime de Ensino à Distância (E@D):

  • Até ao final do ano letivo – para todos os alunos do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos) e para o 10º ano de Ensino Secundário;
  • Enquanto não houver indicações para regressarem à Escola - para os alunos dos 11º e 12º anos do Ensino Secundário e para todos alunos dos cursos Profissionalizantes (CEF e Cursos Profissionais).

A semana de 14 a 17 de abril decorrerá nos mesmos moldes das duas últimas semanas de aulas do 2º período, no sentido de:

  • Permitir o ultimar da configuração da plataforma de base a utilizar – GSuite – e a familiarização de todos – docentes e alunos – com a mesma;
  • ......
  • Permitir a articulação dos Conselhos de Turma, durante essa semana, para definir a operacionalização do plano E@D de cada turma, a partir de 20 de abril.

O E@D irá desenvolver-se através da realização de sessões síncronas e assíncronas, usando os meios tecnológicos que melhor se adequem aos recursos dos alunos.

O horário dos alunos mantém-se o que tinham presencialmente, mas alternará, durante o dia, entre momentos síncronos e assíncronos. Os momentos de trabalho síncrono serão articulados em Conselho de Turma e, quando existirem, irão coincidir com o horário da respetiva disciplina. Os restantes tempos do horário da turma serão de trabalho autónomo para os alunos, estando os docentes disponíveis para serem contactados, nesse tempo.

As comunicações no âmbito do E@D devem privilegiar os meios eletrónicos, nomeadamente o correio eletrónico, para o qual a ESSPC conta agora com um serviço de correio eletrónico (e-mail) institucional, de domínio: @esspc.pt, que atribui uma conta de correio eletrónico a todos os membros da comunidade escolar, garantindo, desta forma, um meio oficial e interno de comunicação entre os diferentes elementos da mesma. Os dados de acesso a esta conta para os alunos serão comunicados brevemente pelos Diretores de Turma.

Reitero que os Diretores de Turma assegurarão o contacto regular com os alunos pelos meio disponíveis, acompanhando o seu bem-estar e o desenvolvimento das suas aprendizagens, em interação com os restantes professores, e que os serviços educativos do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) e do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) continuam, à distância, disponíveis para prestar o apoio possível aos nossos alunos e às suas famílias, tendo em conta as limitações impostas pelo atual isolamento social.

A colaboração dos Encarregados de Educação é, neste contexto, ainda mais relevante, ao garantir que os seus educandos não perdem o contacto com a Escola e que participam e realizam as atividades propostas, comunicando ao Diretor de Turma sempre que se verifiquem situações impeditivas de que tal aconteça.

Fiquem bem! Fiquem seguros! Fiquem em casa!

A Diretora,
Ana Rangel

Está em... Home Escola Comunicado da Diretora